Mudanças Climáticas, Bioenergia e Biodiversidade
A bioenergia, derivada de fontes renováveis como biomassa, resíduos orgânicos e culturas energéticas, desempenha um papel central na transição para uma economia mais sustentável e de baixo carbono. Ao mesmo tempo, a biodiversidade e os estudos sobre os impactos das mudanças climáticas determinam recursos valiosos que sustentam ecossistemas saudáveis e oferecem uma rica fonte de inspiração para a inovação, englobando as necessárias demandas relacionadas ao racismo ambiental e à justiça racial. Integrar esses elementos permite o desenvolvimento de soluções energéticas mais eficientes e ambientalmente conscientes.
Inovação em Economia Verde
Empresas que buscam liderar na economia verde reconhecem a importância de adotar práticas empresariais sustentáveis e inovadoras. Isso inclui investir em tecnologias limpas, promover projetos relacionados à descarbonização e fomentar a circularidade dos recursos. Além disso, a inovação em economia verde envolve a criação de novos modelos de negócios que valorizam a conservação ambiental e o bem-estar social, ao mesmo tempo em que impulsionam o crescimento econômico sustentável.
Reconhecimento do Mercado Verde na Produção de Novos Produtos e Serviços
As empresas que buscam desenvolver soluções inovadoras em bioenergia e biodiversidade devem reconhecer a importância do mercado como um motor de mudança. Isso implica entender as demandas dos consumidores por produtos e serviços sustentáveis, identificar oportunidades de mercado emergentes e colaborar com parceiros da indústria para levar soluções inovadoras ao mercado de forma eficaz. Nesse sentido, este Núcleo também tem vínculo com o Projeto Climáticos da Universidade Zumbi dos Palmares.
O objetivo deste Núcleo é promover e organizar estudos e pesquisas sobre economia verde aliada ao antirracismo, preservação do meio ambiente, justiça social e inclusão. Com este fim, visa estimular encontros, seminários, círculos de estudos interdisciplinares, dentre outros. Também busca divulgar periodicamente para o público em geral bibliografias, dados e análises sobre o tema, além de incentivar a realização de projetos de pesquisa.
Linhas de Pesquisa
Justiça Climática e Transição Sustentável Antirracista
-
Impactos desiguais das mudanças climáticas em populações racializadas
-
Políticas públicas para uma transição ecológica justa e inclusiva
-
Modelos de governança ambiental com participação de comunidades marginalizadas
Desenvolvimento de Economias Verdes Locais
-
Empreendedorismo sustentável liderado por comunidades racializadas
-
Economia solidária e justiça econômica na transição ecológica
-
Transição para uma economia de baixo carbono aliada à justiça ambiental para a melhoria da competitividade
Trabalho e Empregos Verdes com Equidade Racial
-
Formação e capacitação de populações racializadas para o setor verde
-
Políticas de ação afirmativa na transição para empregos sustentáveis
-
Condições dignas de trabalho na economia circular e nas energias renováveis