O racismo nas relações de consumo é um fenômeno que reflete as desigualdades históricas e estruturais presentes na sociedade. Por isso, estudos e pesquisas sobre a temática são fundamentais e podem colaborar para criar uma sociedade antirracista, mais justa e igualitária. O racismo nas relações de consumo é observado na discriminação racial em experiências de compra, atendimento ao consumidor, estratégias de marketing entre outros.
Isso pode ser facilmente identificado, por exemplo, no tratamento diferenciado em consumidores de diferentes grupos raciais, como os da comunidade negra ao enfrentarem suspeita injustificada em estabelecimentos comerciais, abordagens agressivas por seguranças e atendimentos hostis, nas estratégias publicitárias, na seleção de modelos para campanhas e na acessibilidade de produtos e serviços para diferentes grupos sociais. A distribuição desigual de renda e oportunidades que afetam principalmente a população negra em nosso país, também influencia a capacidade de compra de diferentes grupos raciais, tornando mais difícil o acesso a bens e serviços, como por exemplo, práticas discriminatórias no mercado de crédito e oferta de empregos e precificação de produtos voltados a determinados públicos.
Para combater o racismo nas relações de consumo, é essencial que empresas adotem políticas de inclusão e diversidade, garantindo representatividade e tratamento igualitário a todos os clientes. A fiscalização de práticas discriminatórias e o incentivo ao consumo consciente são passos fundamentais para uma sociedade mais justa e equitativa. Nesse sentido, foi criado o Procon-Racial na Universidade Zumbi dos Palmares em parceria com o Procon de São Paulo em mais uma iniciativa pioneira desta instituição.
O Núcleo Racismo e Relações de Consumo tem como principais objetivos investigar como o racismo influencia o comportamento de consumidores e empresas; analisar práticas discriminatórias no atendimento ao cliente, publicidade e precificação; estudar a representatividade racial na mídia e na indústria de produtos e serviços; propor políticas para um consumo mais inclusivo e ético; e fomentar estratégias de marketing antirracista. O núcleo também se propõe promover projetos de pesquisa e parcerias pública e privada na busca conscientizar empresas e consumidores sobre o impacto do racismo nas relações de mercado e incentivar práticas comerciais mais equitativas e respeitosas com a diversidade racial.
Linhas de Pesquisa
Discriminação no Consumo e Acesso a Produtos e Serviços
• Estudo das barreiras de acesso a produtos e serviços enfrentadas por consumidores negros em comparação com consumidores brancos, incluindo discriminação em lojas, mercados e estabelecimentos de serviços
• Análise das práticas discriminatórias por parte de vendedores, prestadores de serviços ou plataformas online, como o tratamento desigual, recusa de atendimento ou preços mais
altos para consumidores negros
• Pesquisa sobre a exclusão racial no acesso a produtos de luxo, imóveis e serviços financeiros
Consumo Consciente e Antirracista
• Investigação sobre o movimento de consumo ético e antirracista, que busca promover empresas e marcas comprometidas com a inclusão racial e social
• Análise do comportamento dos consumidores negros em relação ao consumo de produtos e marcas que se posicionam contra o racismo ou que representam a diversidade racial de maneira autêntica
• Estudo sobre a conscientização do consumidor sobre o papel das empresas na perpetuação ou combate ao racismo, com foco em compras voltadas para empresas e produtos liderados por negros
Impactos do Racismo nas Preferências e Identidade do Consumidor
• Estudo de como o racismo impacta as preferências de consumo, levando à marginalização de produtos e marcas associadas à cultura negra
• Pesquisa sobre a construção da identidade de consumo de negros, que muitas vezes reflete uma resistência ao racismo ou uma busca por afirmar valores culturais
• Análise dos efeitos da exclusão racial nas preferências de consumo, especialmente em relação ao que é considerado “luxo” ou “qualidade”